Embora muitos cruise lovers não tenham conhecimento, as companhias marítimas atendem aos padrões internacionais de acessibilidade a bordo. Dessa forma, os gigantes dos mares estão preparados para atender aos mais diversos casos de necessidades especiais em cruzeiros. Isso tudo para que os hóspedes possam vivenciar a experiência única de viajar de navio com muito conforto, liberdade e segurança.

Nesse sentido, a tripulação conta com medidas para melhor receber não só pessoas portadoras de deficiências, como também qualquer outro navegante com diferentes demandas. Desde gestantes até passageiros com intolerâncias ou alergias alimentares, todos são muito bem-vindos!

Necessidades especiais em cruzeiros: pessoas portadoras de deficiência

Todas as áreas dos navios possuem adaptações de forma a incluir pessoas com deficiências (PCDs). Ao reservar uma cabine, você pode optar por uma das suítes acessíveis disponíveis. Além de serem mais amplas para melhor locomoção, possuem aparelhos para atender às necessidades especiais em cruzeiros.

Por outro lado, em alguns casos específicos, as companhias podem solicitar o acompanhamento de um cuidador para ajudar na rotina dentro do navio.

Portadores de deficiência física

As áreas comuns nos navios foram arquitetadas pensando na circulação de todo tipo de hóspede, inclusive aqueles com a mobilidade reduzida. Sendo assim, os espaços proporcionam o máximo possível de acessibilidade para se locomover livremente.

Vale ressaltar que, na maioria das empresas de cruzeiros, o hóspede PCD deve levar sua própria cadeira de rodas se houver necessidade. Isso porque, apesar de estarem disponíveis nos transatlânticos, elas são destinadas apenas ao embarque e desembarque.

Inclusive, a Costa Cruzeiros, por exemplo, apresenta opções de passeios personalizados em terra-firme, para garantir que nenhum cruise lover fique de fora. Dessa forma, cada hóspede pode aproveitar a excursão em seu próprio ritmo.

Portadores de deficiência visual

Atualmente, a maioria dos navios são equipados com inscrições em Braille nos elevadores, cabines e demais áreas comuns. É o caso dos navios da Costa e das embarcações MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia. Além disso, as companhias permitem o embarque de cães-guias para melhor locomoção a bordo. No entanto, vale lembrar que a alimentação e cuidados gerais do animal são responsabilidade de seu tutor.

Portadores de deficiência auditiva

Os hóspedes com deficiência auditiva podem solicitar pela instalação de um Sistema de Telefonia para Deficientes Auditivos (TDD) em sua cabine. Esse aparelho serve para realizar a comunicação por meio de texto. Dessa maneira, inclui indicadores de luz e vibração, telefone de texto e um despertador analógico.

É importante destacar que o número dos sistemas disponíveis a bordo é limitado, portanto, se for necessário, informe à Quero Navegar no ato da reserva.

Demais necessidades especiais em cruzeiros

Além de todas as adaptações pensadas para os hóspedes portadores de deficiências, os cardápios também possuem opções para incluir os mais diversos públicos. Por isso, os restaurantes a bordo oferecem pratos para os navgantes com intolerância alimentar e alegrias, bem como para os veganos e vegetarianos.

Ademais, não faltam opções de entretenimento para as crianças com necessidades especiais em cruzeiros. A equipe responsável pelas atividades é capacitada para incluir seu pequenino nos passatempos em grupo. No entanto, caso necessário, pode solicitar para que os pais ou responsáveis acompanhem-nos nos exercícios.

Não hesite em nos contatar caso queira saber sobre mais casos de necessidades especiais em cruzeiros! Nós, da Quero Navegar, temos experiência de anos no que se refere a viagens marítimos. Sendo assim, priorizamos a qualidade no atendimento e informações, além de contar com um escritório físico.

Leia também:

Posso levar meus bebês a bordo dos gigantes dos mares? 

E aí, o que achou do conteúdo? Assine nossas newsletters e comente aqui suas experiências. Escreva-nos para tirar suas dúvidas, ou ainda, compartilhe nossos conteúdos se você achar que irá ajudar algum amigo. Siga-nos no InstagramTwitter, curta nossa página do Facebook e acompanhe nossos vídeos no Youtube. Caso queira nos contatar por telefone, nosso número é o (11) 2887-1316 e WhatsApp +55 (11) 94231-2943.

Chame no Whatsapp